10 de julho de 2008

Iron Maiden ao vivo no Super Rock 2008 - Review 9 de Julho

O dia 9 do festival Super Rock, que decorreu no Parque Tejo em Lisboa, era dedicado às sonoridades metal, mas, na prática acabou quase por ser o dia de uma só banda: os Iron Maiden. A promessa era grande, executar, quase na íntegra, o clássico "Live After Death", recentemente reeditado em DVD. Para muitos era algo como um sonho tornar-se realidade.
As luzes apagam-se, imagens antigas de batalhas passam nos ecrans, o histórico discurso de Churchill no auge da 2ª Guerra Mundial irrompe pelas colunas e a audiência entra em histeria. «...We should fight in the hills, we should never surrender!» e uma explosão pirotécnica dá início a "Aces High".



Guitarristas em fúria, Steve Harris a apontar o seu baixo à multidão e Bruce Dickinson imparável na forma como se movimenta. A seguir «2 Minutes To Midnight" e "Revelation", o som está poderoso e o cenário está todo decorado com motivos do egipto antigo. No entanto,o cenário muda ao 4º tema para a capa de "The Trooper", o público aplaude aind anão tinha começado o tema. O vocalista, a rigor como um soldado inglês do século XVIII. "Wasted Years", claro, não podia faltar com o vocalista a lembrar que passam 23 anos desde o álbum/vídeo que se celebrava. Em "Number Of The Beast", chamas irrompem pelo palco ao ritmo do refrão enquanto uma estátua a fazer lembrar um deus mitológico aparece no cenário. Em "Rime Of The Ancient Mariner", o cenário transforma-se numa coberta de um navio com Dickinson vestido como se fosse um náufrago tendo a parte instrumental do tema sido dos momentos mais "cinemáticos" do concerto.
Com "Powerslave" voltam os cenários "egípcios" e o vocalista a cantar de mascarilha. Esta canção foi um exemplo da perfeição do som que os maiden gozam hoje em dia fruto, por um lado, da tecnologia e, por outro, do facto de terem 3 (!) guitarristas. "Heaven Can Wait", com um grupo de fãs a ser levado até ao palco para cantar, "Fear Of The Dark", devidamente entoado por todos, "Run To The Hills" e "Iron Maiden" (com uma múmia gigante a assomar-se à parte detrás do palco) foi o final perfeito para a primeira saída de palco.
No encore, tivemos a surpresa de 2 temas do álbum "Seventh Son...": Moonchild" e "The Clairvoyant", este com um Eddie similar ao da capa de "Somewhere In Time" a passear entre os músicos. No final, para confirmar que estes músicos estão em forma apesar dos anitos em cima, "Hallowed Be Thy Name" impecavelmente executada.
Se há concerto perfeito, pelo menos para os apreciadores desta banda, foi este.
Neste dia do Super Rock, a outra banda mais celebrada foram os Slayer com um concerto ao seu melhor estilo, excepto o facto de ter sido ainda durante o dia. Depois de uma primeira parte com temas menos rodados, mas que incluiu cássicos como "Die by The Sword", "Captor Of Sin" e "Hell Awaits", os Slayer acabaram com os seus melhores temas pondo em delírio a plateia, já por si conquistada. "Dead Skin Mask", com o habitual discurso de introudução, e um potentíssimo "Raining Blood" foram os pontos altos do concerto.
Neste dia ainda actuaram Laurean Harris, Avenged Sevenfold, Rose Tatoo e Tara Perdida.

Links:

http://www.youtube.com/watch?v=wOKkOZO9uL0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=eC-XzejAPMc&feature=related

Sem comentários: