1 de outubro de 2008

DVDs: DAVID GILMOUR - "LIVE IN GDANSK"

"Live In Gdansk" é como se chama o mais recente lançamento de David Gilmour em DVD e CD. Gravado no dia 26 de Agosto de 2006 em Gdansk, na Polónia, para mais de 50 mil espectadores naquele que foi o último concerto da tourneé do álbum "On An Island" daquele músico. Gilmour e a sua banda foram acompanhados pela Polish Baltic Philarmonic Orchestra, ou seja, pela primeira vez, clássicos de foram acompanhados por uma orquestra. Produzido por David Gilmour e Phil Manzanera, o álbum tem ainda a última participação de Richard Wright, falecido recentemente.

Este DVD/Cd foi editado em vário formatos: 2 cds (apenas áudio), 2 cds e 1 DVD, 2 cds e 2 DVDs, 3 cds e 2 DVDs e 5 LPs.

O concerto inicia-se começa com quatro canções do ‘Dark Side of the Moon’, ‘Speak to me’, ‘Breathe’, ‘Time’ e ‘Breathe (Reprise)’ - passando em seguida para temas do mais recente álbum de estúdio de Gilmour, o belíssimo ‘On an Island’, bastante técnico e calmo, a roçar o ambiental.


A segunda parte já é inteiramente preenchida com clássicos de Pink Floyd, como ‘Shine On You Crazy Diamond’ e ‘Wish You Were Here’ do disco homónimo, ‘Fat Old Sun’ de ‘Atom Heart Mother’, ‘Echoes’ de ‘Meddley’, ‘A Great Day For Freedom’ e ‘High Hopes’ de ‘Division Bell’ (o último álbum de estúdio da carreira de Pink Floyd) ‘Astronomy Domine’ de ‘Piper at the Gates of Dawn’ e ‘Confortably Numb’ de classico ‘The Wall’, vocalizada por Richard Wright.

Pode-se dizer que é uma edição não só para fãs da carreira a solo de David Gilmour, mas também de Pink Floyd, tendo em conta que, apesar de não haver propriamente novidades, nunca o som destas músicas teve tanta qualidade, ainda por cima com o acompanhamento - sóbrio acrescente-se - de uma orquestra sinfónica.

Nota curiosa para a capa, onde aparecem umas gruas a rodear o palco numa alusão aos famosos (em termos históricos e políticos) estaleiros daquela cidade.

1 comentário:

vasco disse...

Gostava de ter o DVD deste senhor do rock sinfónico deu muito a musica em geral, e sem duvida as musicas dele e pink floyd são intemporais.