30 de outubro de 2010

Discos: JAMIROQUAI - "ROCK DUST LIGHT STAR"

Os Jamiroquai vacabam de lançar o seu novo álbum - o primeiro em 5 anos - com o nome de "Rock Dust Light Star". O trabalho apresenta, como de costume, o funky de qualidade que Jay Kay e companhia já nos têm habituado. Ou seja, o melhor neste estilo a nível mundial, do ponto de vista do talento num contexto pop.
O álbum apresenta um som mais orgânico, fruto de um maior trabalho de composição e de um som mais "live" baseado nos intrumentos clássicos. É claro que o álbum não apresenta a frescura do masterpiece "Travelling Without Moving", os hits de "Synkronized" ou os improvisos funk dos primeiros trabalhos. No entanto, mantém a bitola alta, numa base funk/acid jazz, desta vez com uma tendência um pouco mais chill-out e aproximações a estilos diversos como o disco-sound e o reaggeae. Uma das supresas do álbum é o easy-listening de Two Completely Different Things, bem como a espécie de funk atmosférico de She's a Fast Persuader. De resto, temas como White Knuckle Ride, Blue Skies, Hey Floyd e o tema título do álbum, estão ao mesmo nível dos grandes êxitos que têm caracterizado o grupo. A sonoridade geral do trabalho é bastante diversificada, beneficiando da excelente produção que aposta na sobriedade e na sofisticação, apesar da predominância dos instrumentos convencionais e da gravação live que percorre todo o disco. 
Embora não sejam consensuais, os Jamiroquai são um grupo com uma fama considerável a nível mundial. Uma coisa é certa, com este disco temos mais uma dose de boa disposição (ou mais correctamente good mood) que, entrando na onda, não deixa ninguém indiferente.
O alinhamento que é o seguinte: 1. Rock Dust Light Star 2. White Knuckle Ride, 3. Smoke and Mirrors, 4. All Good In The Hood, 5. Hurtin', 6. Blue Skies, 7. Lifeline, 8. She's a fast Persuader, 9. Two Completely Different Things, 10. Goodbye To My Dancer, 11. Never Gonna Be Another, 12. Hey Floyd.

Sem comentários: