25 de julho de 2009

Perdidos no tempo: MORITURI

Criadores de uma música de excepcional qualidade, os Morituri foram uma banda que existiu na segunda metade da década de 80, tendo feito algum furor no underground lisboeta. Praticavam uma música extremamente avançada para a altura, tendo sido dos primeiros (do Mundo se calhar) a cruzar estilos tão díspares à época como o gótico, o metal, o punk e o rock sinfónico. Anteciparam até movimentos e correntes que viriam a surgir anos depois, como as bandas de metal operático ou black sinfónico (proporções à parte, claro).
A sua carreira foi curta e, lamentavelmente, não deixou nenhum registo discográfico editado comercialmente. Assim, cancões de grande talento como "Tédio", "Luzes Vermelhas", "Viver A Sua Vida ", "Crime no Paraíso", entre outras, ficaram, por isso, esquecidas no tempo.
Dos grupos que fizeram parte do boom criativo da segunda metade da década de 80 e que nunca chegaram a editar nenhum disco, e não foram poucos, os Morituri serão, por ventura, o caso mais emblemático dessa injustiça.
Para conhecer a banda, consulte-se o seu My Space: http://www.myspace.com/morituri1986

4 comentários:

Rui Martins disse...

Grande,Grande,Grande banda!!
Morituri...Mais palavras para quê?
A banda mais genial do underground dos anos 80! Grandes concertos no RRV e uma final perdida injustamente para uns tais de Lobo Meigo...Obrigado pelo link
brutal...fabuloso!!!

Rui Martins disse...

...Não foram os Lobo meigo...foram os Requiem pelos vivos...bah!:(

Anónimo disse...

saudosista, e o que me sinto ao ver morituri neste blog,grandes concertos no rrv,isa e alex que conheçi pessoalmente grandes malhas,sem duvida uma das melhores bandas portuguesas dos anos 80. e sem duvida e uma pena que nenhuma editora como por ex:dansa do som ou amma romana nao tivesem editado

Lord of Erewhon disse...

Os maiores, foda-se! pura luz plúmbea no meio da bimbalhada com a merda na algibeira!