17 de dezembro de 2008

DVD: U2 - "UNDER A BLOOD RED SKY" (Live At The Red Rocks)

Este DVD documenta o concerto de 1983 que deu origem ao disco «Under a Blood Red Sky». Gravado no Red Rocks Amphitheatre no Colorado, EUA, o espectáculo documenta os U2 nos primeiros anos da sua carreira onde apenas valiam pelas suas músicas, pela energia posta em palco e pelas suas letras já com algum conteúdo político, embora ainda denunciando alguma ingenuidade própria da idade que os seus elementos tinham na altura.
No entanto, tudo o que fez os U2 famosos e igualmente apreciados pela crítica estava lá. Os riffs pujantes e inovadores de The Edge, o poço de energia que é Bono em palco e a sessão rítmica à altura dos acontecimentos.
Aqui podemos ver temas míticos como a célebre versão ao vivo de "Sunday Bloody Sunday", "New Years Day" e "I Will Follow". Da mesma forma, recordam-se canções que, apesar de pouco conhecidas, espelham já o imenso talento do grupo como nas vigorosas "Out Of Control", "A Day Without Me" e " Surrender", nos poéticas "Into The Heart" e a belíssima "October", não esquecendo a ideologia cristã de "Gloria", então professada pelo grupo.
Enfim, um vídeo para os saudosistas verem com uma lágrima ao canto do olho mas também para as gerações mais novas observarem de que fibra eram feitas as bandas da altura que subiam a pulso, sem grandes apoios iniciais e apostanto na criatividade para marcarem a diferença. Talvez seja isso que mais impressiona. Vendo os U2 de agora, parece que que a "máquina" foi quem lá os pôs e isso não dirá muito aos adolescentes actuais (ou se calhar até diz). Com este DVD vê-se que foi a banda que se fez a si própria, com talento e trabalho, ao mesmo tempo que a sua simplicidade revelava sinceridade com a qual milhões passaram depois a identificar-se.
Depois deste álbum, os U2 iniciariam o vôo que os iria levar ao clássico "The Joshua Tree" e ao sucesso global, e o resto é história.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um dos melhores álbuns rock ao vivo, sem dúvida!
Retrata o som particular dos U2 da fase inicial, e com a mística e popularidade da banda já muito vincada.
Merece todas as melhorias (possíveis), tanto ao nível do som, como do packaging nestas novas edições.
O CD merece um lugar nas nossas prateleiras de discos. Para quem não tem...não sabe o que perde!!
O DVD, para além de retratar visualmente ese periodo incontornável, tem músicas extra não incluídas no VHS, e uma colecção mais completa (face ao CD) dos melhores momentos dos 3 primeiros álbuns da banda.
Jorge