6 de junho de 2008

Rock In Rio, dia do metal: REIS E PRÍNCIPES

No dia 5 de Junho, um furacão varreu o parque da bela Vista, cortesia dos Metallica e dos Machine Head, principalmente, mas também dos nossos Moospell.



O Metallica são uma força viva da música actual. A sua actuação foi impecável, tanto na execução como na atitude, com uma energia contagiante e beneficiando do facto de ter público, desde o início, a seu favor. Com um alinhamento ligeiramente diferente de outras anteriores, apostando em mais temas dos álbuns "Load e "Reload", o clássicos, porém, não faltaram. Ouviram-se os inevitáveis "Creeping Death" (a começar), "One" (com a sua introdução "bombástica"),"Master Of Puppets", (com o solo entoado de forma impressionante pelo público) e "Enter Sandman" (com direito a fogo de artifício). As surpresas passaram também por temas não executados nos últimos concertos no nosso país, como "No Remorse" e "Damage Inc." espectaculares e a soarem melhores do que nunca. Ainda houve tempo para as brincadeiras punk "Last Caress" e "So What" e o final apoteótico com "Seek and Destroy". Pecou por não mostrarem nenhum tema novo.

Antes da actuação dos reis, actuaram os seu príncipes. Os conterrâneos da Bay Area (a zona metropolitana de San Francisco, EUA, onde nasceu o thrash metal), Machine Head, esmagaram autenticamente a multidão com um concerto soberbo a todos os níveis: grandes temas, energia, técnica, presença e uma comunicação constante com o público, graças a esse excelente mestre de cerimónias que é o vocalista/guitarrista Robb Flyn.

O início foi arrasador, com o quatro primeiros temas a serem debitados sem interrupções. "Clenching The Fists Of Dissent" e "Imperium", principalmente, soaram grandiosas, ao nível do cenário que os recebia. "Aestethics of Hate", dedicada ao metal e ao seu público, e "Old" foram também muito bem recebidas. A surpresa da noite aconteceu quando a banda resolveu excutar, em primeríssima mão, uma versão de "Hallowed Be Thy Name" dos Iron Maiden. "Take My Scars" e "Davidian", entremeadas com o excelente "Descend The Shades Of Night", foram um final extraórdinária com grande parte do muito público a manifestar-se de forma totalmente louca (como se pode comprovar no link abaixo). Um verdadeiro concerto de metal como todos deviam ser.


A primeira banda do palco principal foram os Moospell que executaram bastantes canções do seu último álbum contando, durante estas, com a colaboração de um grupo de cantoras que também efectuaram algumas coreografia. Apesar de grande parte do muito público presente manifestar-se efusivamente durante todo o concerto, foi com os grande clássicos que toda plateia foi conquistada. "Opium", "Alma Matter" e "Full Moon Madness" foram os pontos mais altos de um concerto que pecou por ter sido efectuado sob sol radiante o que, neste caso, tira um pouco de encanto à música destes portugueses.

Os Apocalyptica cumpriram a sua função de entreter as hostes que deambulavam pelo recinto entre os inúmeros locais de divertimento e os come e bebes. Nada a apontar à sua dedicação mas, entre tantos grupos do espectro hard'n'heavy que podiam estar presentes, não se compreende que a escolham um grupo que, quer queiramos quer não, tem características muito específicas.

Esperemos que na próxima edição também haja dia de metal ... com ou sem Metallica : )

Links:

http://www.youtube.com/watch?v=FDNxq8R0mko

http://www.youtube.com/watch?v=eu9fdu7k34k

Fotos: cortesia iol.com e music.aol.com