15 de janeiro de 2009

Os melhores álbuns de sempre - GUNS 'N' ROSES - "APETITE FOR DESTRUCTION"

O Guns N' Roses actuam no próximo dia 6 em Lisboa, no pavilhão Atlântico.
O hard rock fm, ou hard glam, surgiu nos EUA no início dos anos 80 e foi iniciado e popularizado por artistas como Van Halen, Ozzy Osboune, Aerosmith, Motley Crue, entre muitos outros. Baseado no hard-rock dos anos 70 - Zeppllin, AC/DC, etc. - o hard rock fm acrescentava uma forte carga visual dos músicos, concertos com muitos efeitos pirotécnicos, clips espectaculares de preferência com pin-ups e letras hedonistas e sexistas.
Quiçás a banda que melhor exemplifica este movimento e que teve popularidade mundial, até porque este fenómeno foi muito norte-americando, foram os Guns 'N' Roses. Destes, a obra que vale a pena reter dá pelo nome de "Apetite For Destruction", que era tão só um manifesto do estilo de vida dos seus elementos e que beneficiou do facto de apanhar estes na sua melhor forma: Izzy Stradlin a compor os seus melhores temas, Slash a enfeitá-los com os seus melhores riffs e solos, o baterista Steven Adler ainda relativamente "clean" e Axl Rose ainda sem crises de egocentrismo.
Temas sobre o choque com o meio urbano, as drogas, a vida da noite, a prostituição,.... o underground de LA era escalpelizado com temas inspirados, concisos, pesados e melodiosos, do melhor hard rock, como nenhuma banda do género fez - e nem os próprios conseguiram repetir. Canções como "Sweet Child Of Mine", "Welcome To The Jungle", "Paradise City", "Night Train" e "It's So Easy" ficaram para a história, bem como os concertos incendiários dos primeiros tempos, para além do show off e de todas as "novelas" consequentes. Vale a pena ouvir este primeiro álbum dos Guns 'N' Roses... sem preconceitos.