26 de agosto de 2008

Os 50 melhores logótipos de bandas

Os Rolling Stones lideram o top dos 50 melhores logótipos de bandas, seguidos dos Ramones e The Who.

O site Gigwise.com compilou uma lista das 50 bandas com os melhores logótipos (marcas figurativas, para ser mais correcto) de sempre. A famosa língua vermelha dos britânicos The Rolling Stones lidera o top, seguida do selo presidencial dos norte-americanos Ramones.

Na terceira posição está de novo uma banda vinda do Reino Unido. O alvo vermelho, branco e azul dos The Who recebe a medalha de bronze nesta votação.

Do Top 50 fazem parte nomes conhecidos como os Sex Pistols, Radiohead, Guns N' Roses e AC/DC, mas também outros mais underground como os politicamente incorrectos Anal Cunt.

14 de agosto de 2008

DVD: NEW ORDER - "LIVE IN GLASGOW 2006 / LIVE & UNSEEN FOOTAGE"

Depois de terem declarado oficiosamente o termo da sua carreira, até mais ver, os New Order acabam de lançar o DVD "Live in Glasgow" constituído por dois discos. O primeiro contém a actuação do grupo na Carling Academy, em Glasgow, durante a última tourneé do grupo - que também passou por Portugal no festival Super Rock de 2006.

Para além da cuidada realização o concerto inclui os maiores êxitos dos New order como também quatro canções dos Joy Division, a antiga e mítica banda anterior à actual denominação.

No entanto, o maior motivo de interesse desta edição, principalmente para quem já conhece razoavelmente a banda, ainda é o 2º disco deste DVD que inclui vários concertos dos New Order ao longo da sua carreira. Para além de ser uma oportunidade única para ver a evolução do grupo, desde a fase pós-Joy Division, em que o som surgia muito marcado pela sua herança, até à gradual inclusão de elementos tecnológicos, em meados dos anos 80, até à explosão de sucesso, na fase final daquela década. É curiosíssimo ver a evolução da postura em palco do vocalista/guitarrista, Bernard Summer, ou apreciar a importância que a incomparável viola baixo de Peter Hook sempre teve nos New Order.

Pode-se dizer que este DVD, a par de outro editado anteriormente com os video-clips da banda, é um documento valiosíssimo para apreciar aquele que é um pedaço da história da música pop rock. A prova disto está na nítida e confessada influência que os New Order têm, não só a nível da new wave e do rock que se faz hoje, como, na sua vertente mais electrónica, no contributo para o nascimento da música de dança actual e do tecno em particular.

O tracklisting do DVD é seguinte:
1º dvd:
1. ‘Crystal’2. ‘Turn’3. ‘True Faith’4. ‘Regret’5. ‘Ceremony’6. ‘Who’s Joe’7. ‘These Days’ (Joy Division Cover)8. ‘Krafty’9. ‘Waiting For The Sirens Call’10. ‘Your Silent Face’11. ‘Guilt Is A Useless Emotion’12. ‘Bizarre Love Triangle’13. ‘Temptation’14. ‘The Perfect Kiss’15. ‘Blue Monday’16. ‘Transmission’ (Joy Division Cover)17. ‘Shadowplay’ (Joy Division Cover)18. ‘Love Will Tear Us Apart’ (Joy Division Cover)
2º dvd:
Celebration 1981- Ceremony- I.C.B.- Chosen Time
Glastonbury 1981- Senses- Procession- The Him
Roma, 1982- Ultraviolence- Hurt
Cork, 1983- Leave Me Alone- Everything's Gone Green
Roterdã, 1985- Sunrise- As It Is When It Was- The Village- This Time Of Night
Toronto, 1985- We All Stand- Age Of Consent- Temptation
Shoreline, Bay Area, 1989- Dream Attack- 1963
Hyde Park, Londres, 2006- Run Wild- She's Lost Control